sexta-feira, 29 de maio de 2009

As quatro virtudes cardeais

- O que são ?

Desde os antigos gregos, há quatro virtudes que são consideradas essenciais para que o homem seja feliz : a coragem, a prudência, a temperança e a justiça. Uma virtude depende da outra e quase impossível ter uma sem ter as outras.


- Coragem
Talvez essa seja a virtude mais valorizada em todas as culturas. Seu oposto é a covardia, a fraqueza. Muitas pessoas relacionam a coragem com a força física. Porém, a coragem é mais do que isso : é a capacidade de enfrentar perigos e desafios, de superar o medo, de suportar dores ou perdas.

- Prudência

Essa é uma das virtudes mais difíceis de explicar, pois quase ninguém fala dela e seu significado até mudou. Ter prudência é agir com sabedoria, com discernimento entre o certo e o errado. É também ter a capacidade de saber o que é o bem e o que é o mal.

- Temperança
Temperança é o controle das paixões, dos desejos, a moderação das necessidades. Agir com temperança não significa abandonar tudo isso, mas usar tudo de que se precisa sem abusar de nada.

- Justiça
É o equilíbrio e o respeito à igualdade entre as pessoas. É respeitar os direitos do outro, a sua liberdade, a sua dignidade, a sua humanidade. É não prejudicar ninguém, é não procurar vantagens para si mesmo à custa de desvantagens para o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário